Pesquisadores do LABDAGE:
Eneida Santana de Ávila Goulart
Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa de doutoramento Multi-institucional - PPGDC (2023), com mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2011) e especialização em Educação a Distância e tecnologias educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016). Graduou-se em Biblioteconomia e Documentação (2008) pela Universidade Federal da Bahia e em Pedagogia (2022) pela Cefap-Bahia. Atua como bibliotecária-documentalista no Instituto Federal da Bahia, com pesquisas focadas em formação docente, tecnologias educacionais, gestão pública educacional, práticas extensionistas e construção do conhecimento baseado em modelos de redes complexas. Certificada no nível 2 do Google For Education, tem experiência em Ciência da Informação, enfocando formação inicial e continuada, gestão pública educacional, arquivos de família, sistemas de informação, tecnologias educacionais, educação à distância e redes complexas. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Informação e Educação (Ticase), com foco em Informação, Difusão do Conhecimento e Redes Complexas, e integra o Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação e recuperação da informação em meio digital - LABRECRIE. Também fundou o Laboratório de Dados Abertos Governamentais da Educação (LABDAGE).
Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2014) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia -Campus Camaçari. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL (1997). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista Brasileira- FBB (2011). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Informação e Educação- Ticase do IFBA. Coordenadora, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do IFBA. Membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais de Magistério da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Social e Educacional, atuando com os seguintes temas de pesquisa: Educação; Ensino, Educação Profissional, Estágio Supervisionado; Educação Tecnológica e Educação a Distância. Estuda nas seguintes linhas de pesquisas: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT; Tecnologia, Informação e Educação e Educação e Tecnologia.
Possui pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu, bacharelado em Sistemas de Informação, pela Universidade Estácio de Sá e licenciatura em Administração pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Informática e Sociedade, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos e Modelagem Computacional com ênfase em Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de compiladores, sistemas embarcados, análise de redes sociais e complexas e inteligência artificial.
Desenvolvedor de software e estudante do curso de Fisica da Universidade Federal da Bahia. Atualmente trabalhando em pesquisa focada na utilização dos métodos de física estatística voltado ao estudo de sistemas não lineares na área de epidemiologia pelo FESC (Grupo de pesquisa em física estatística da UFBA).